Recolhimento de veículos oficiais vai gerar economia de 6,8 mi ao ano

Menos gasolina no tanque, economia nas contas
Arquivo

 

Apenas com o consumo de combustível e manutenção de veículos, o Governo do Estado deixará de gastar anualmente mais de R$ 6,8 milhões. A economia foi calculada com base no consumo dos mais de 1,2 mil veículos oficiais com mais dez anos de uso que deixarão de circular em atendimento ao decreto governamental n° 14.710, que determina o contigenciamento na área de custeio. Até o momento, cerca de 800 veículos da frota estadual já foram recolhidos pela Secretaria da Administração (Saeb). A frota oficial do Estado é de 6.030 veículos próprios, em uso.

Os carros entregues ao Almoxarifado Central do Estado serão leiloados ainda este ano. O primeiro certame está previsto para ocorrer no dia 25 de outubro e o segundo em 29 de novembro. A expectativa de arrecadação com a alienação destes bens é de R$ 5 milhões.

Os veículos a serem devolvidos são os que possuem mais de dez anos de fabricação e ainda em circulação, que não apresentem registro recente de abastecimento no sistema de Controle Total de Frota (CTF) ou ainda que apresentem baixo índice de utilização, com rodagem inferior a 60 quilômetros diários.

A primeira etapa do recolhimento, realizada em agosto e setembro, ocorreu nos postos de recolhimento de Salvador, Feira de Santana, Ibotirama, Itaberaba, Itabuna, Guanambi, Barreiras e Juazeiro. Todos os automóveis recolhidos serão encaminhados para leilões estaduais, a serem realizados nos meses de outubro e novembro. De acordo com o decreto ainda está previsto recolhimento de mais 400 unidades.

Energia, água e impressoras - Também estão em andamento no Estado o aumento do controle sobre os gastos com água e energia dos prédios e órgãos públicos estaduais. A meta é reduzir o consumo em até 20% a partir deste mês, tendo como referência o valor médio dos gastos entre janeiro e agosto deste ano. Para atingir a meta estipulada, serão intensificados os procedimentos de controle de desperdícios que foram implementados em 2008 pelo Programa de Racionalização de Água e Energia. O Estado já vem economizando cerca de R$ 1,6 milhão por ano com água e energia elétrica em seus prédios públicos.

A primeira etapa do programa de redução foi iniciado em 2008, numa parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que traçou um perfil do consumo dos prédios localizados no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os prédios são monitorados diariamente pelos Ecotimes, equipes integradas pelos servidores responsáveis por gerir os dados diários do sistema, identificando e corrigindo a tempo qualquer problema. Nesta fase, o consumo do prédio do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Derba) foi reduzido em quase 80%.

Adesão significativa - A partir de setembro de 2012, com o início da terceira etapa, ocorreu um significativo aumento de adesão, o que fez aumentar de 17 para 82 o número de unidades e órgãos do governo participantes do programa.

Ainda estão sendo retirado de funcionamento 80% de todo equipamento tipo jato de tinta e 20% do tipo laser ou led instaladas nos prédios públicos do Estado. De acordo com a instrução, serão padronizados os procedimentos para os serviços de impressão no âmbito da administração pública direta e indireta do Estado.

o propósito é a racionalização das despesas, com a suspensão de novas aquisições, redução dos custos com manutenção de equipamentos, a compra de suprimentos, a exemplo de papel e tonner, e gastos com energia elétrica.

Os serviços de impressão também serão geridos de forma centralizada, adotando o modelo de impressão corporativa, que concentra os serviços em locais específicos para a impressão de documentos públicos.